Nesta seção veremos como instalar aquecimento central usando lenha, veremos a informação das peças a instalar, onde o fazer e porquê. Veremos também desenhos e esquemas técnicos das instalações de aquecimento central a lenha.
Nesta página veremos as informações necessárias para instalar um equipamento de aquecimento central que fornece água quente para radiadores ou piso radiante, cujo combustível é a lenha.
Esses tipos de máquinas possuem sistemas de segurança diferentes de uma caldeira para outro combustível, como gás ou diesel.
Vamos indicar a todo momento onde cada peça deve ser instalada e por que deve ser feita dessa maneira, da maneira mais gráfica possível para que seja facilmente compreendida.
Na lista a seguir veremos todos os pontos que serão detalhados posteriormente e explicados passo a passo, sem mais delongas vamos ao índice.
Nesta seção veremos os diferentes tipos de máquinas que nos permitem aquecer um circuito de aquecimento central, cujo combustível é a lenha. Temos diferentes opções como as seguintes;
As caldeiras a lenha permitem-nos aquecer a água no interior, podendo depois enviar este calor gerado para um circuito de aquecimento através da bomba de circulação.
O funcionamento é simples, a caldeira tem uma quantidade de água no seu interior e esta é aquecida pela queima de lenha na caldeira.
com a qual esta água é distribuída pelo circuito de aquecimento central, que pode ser radiadores ou piso radiante, vemos uma caldeira a lenha.
A principal característica das caldeiras a lenha é que geralmente são instaladas fora de casa, em uma sala de caldeiras específica, e que essas caldeiras fornecem todo o calor gerado ao circuito de água do aquecimento central, quando vemos hidro-fogões ou chaminés inseríveis verá que esta é outra diferença e característica principal.
Os termo-fogões ou hidro-fogões são muito semelhantes às caldeiras, mas com várias diferenças, primeiro vamos ver uma dessas máquinas. Este é o modelo de fogão hidro forno 20kw hidro. (VEJA ESTE MODELO CLICANDO AQUI)
Ao contrário das caldeiras a lenha, estas máquinas são instaladas dentro de casa, pois fornecem 80% da energia ao circuito de água ou aos radiadores, e os restantes 20% ficam no quarto, emitindo calor como um fogão a lenha.
Este tipo de hidro fogão também permite cozinhar, pois existem modelos que incluem um forno, como este modelo que lhe mostramos.
As lareiras de encastrar são muito parecidas com as hidro salamandras, mas a principal diferença é que estas lareiras são instaladas em aberturas de chaminés existentes, ou numa abertura de parede falsa, normalmente feita em gesso cartonado.
Eles são muito estéticos, mas você também precisa deixar uma área de registro para poder acessar as partes de sua instalação, vemos uma máquina desse tipo abaixo.
Este é o modelo Ecofogo da marca Solzaima, estes insertos fornecem-nos mais de 90% de calor para o circuito de aquecimento central e o resto deixa o calor como se fosse um fogão.
Pois dizemos que estes modelos são específicos para serem embutidos no parede, não como as hidro salamandras que ficam visíveis na sala. (VEJA ESSES TIPOS DE MÁQUINAS CLICANDO AQUI)
Já vimos os principais sistemas de aquecimento que podemos instalar, e cujo combustível é a lenha, agora veremos como se instala cada uma dessas máquinas.
Esquema de instalação de uma caldeira a lenha, com vaso de expansão fechado e como único ponto de aquecimento da instalação.
Este é um exemplo de instalação de uma caldeira a lenha, neste caso só tem os sistemas de segurança necessários, uma vez que não vamos instalar um depósito tampão nem vamos produzir água quente sanitária, doravante denominada AQS.
Este é um esquema de instalação com vaso de expansão fechado e com válvula de descarga térmica, válvula de segurança de 3 bar e enchimento automático.
Inclui o sistema de vaso de expansão fechado e também uma válvula de descarga térmica, uma válvula de segurança de 3 bar e um enchimento automático.
Kit básico para hidro-fogões a lenha sercatec
Esquema de instalação de um recuperador de calor a lenha para um circuito de aquecimento central, por meio de vaso de expansão fechado e com válvula de descarga térmica, válvula de segurança de 3 bar e enchimento automático.
4. Uma vez que tenhamos visto os diferentes diagramas básicos de cada máquina vista anteriormente, vamos ver quais são as possibilidades para a instalação do vaso de expansão.
Especificamente, temos a opção de vaso fechado, que é o que você vê nos diagramas anteriores, como um tanque vermelho, mas também existe o sistema de vaso de expansão aberto.
Também é aconselhável indicar que este tipo de instalação já está quase obsoleto, pode ser instalado, mas como regra geral não é mais instalado.
Vamos dar um exemplo simples de uma instalação deste tipo, é um vídeo magnífico onde é perfeitamente explicado como é feito este tipo de instalação, o vídeo é da marca NORDICA.
Como dizemos, deixamos este vídeo para fins informativos, mas normalmente não é usado hoje.
5. Agora vamos ver quais são os sistemas de segurança incluídos nos esquemas anteriores, e veremos o que cada um faz, por que estão instalados e onde.
Válvula de segurança de descarga térmica, possui uma via de entrada de água da rede e uma sonda com capilar leva 97ºC.
Em nossos diagramas você o verá instalado no fluxo de aquecimento, sempre montando a sonda na saída de água quente no ponto mais quente da instalação para não falsificar a temperatura e agir corretamente.
Se a temperatura ultrapassar os 97ºC no local onde a sonda está instalada, a válvula abre e puxa a água quente do circuito para o dreno, enquanto o enchimento renova a água à temperatura da rede e com isso baixamos a temperatura do circuito.
Esta válvula não possui consumo elétrico, apenas atua por temperatura.
Nas instalações de hidro-fogão com serpentina de refrigeração incorporada, liga-se directamente à rede de água, e o sensor no caudal de aquecimento, de modo que quando a válvula detecta que ultrapassa os 97º, a válvula abre a rede e a água.
rede a uma temperatura mais baixa passa pela serpentina resfriando a máquina, que por sua vez a água que passou pela serpentina é conduzida a um dreno (veja detalhe no diagrama)
A utilização desta válvula de enchimento automática é praticamente indispensável para manter a integridade da instalação, prevendo possíveis perdas de água por purga, descarga da válvula de segurança ou operações de manutenção.
Permite manter sempre o circuito hidráulico cheio de água à pressão de serviço desejada, permitindo também cortar facilmente o abastecimento de água da rede ao circuito.
Os sistemas de aquecimento funcionam com um volume constante de água. Quando a água está quente, a bomba de impulsão distribui-a por toda a instalação.
No entanto, à medida que a temperatura aumenta, a pressão da água dentro do circuito também aumenta.
Em geral, o volume de água e o vaso de expansão garantem que a pressão da água permaneça dentro dos limites ideais para o bom funcionamento de toda a instalação.
No entanto, às vezes podemos descobrir que a pressão é excessiva e isso pode gerar problemas operacionais e de segurança, pois não conseguimos encontrar um vazamento de água quente de alta pressão em algum ponto da instalação.
A válvula de segurança serve para evitar este tipo de acidente. É uma válvula redutora de pressão, que abre e expele o excesso de água quando a pressão ultrapassa um determinado nível (3bar).
Os vasos de expansão funcionam aumentando a temperatura do líquido de transferência de calor, sua pressão também aumenta e o líquido se expande no vaso, deslocando a membrana elástica para o fundo, reduzindo assim o volume ocupado pelo gás.
Se o processo que ocorre é o contrário, ou seja, ao invés de aumentar a temperatura ela diminui, a pressão também diminuirá, movendo a membrana para o topo, aumentando assim o volume ocupado pelo gás.
A função é fazer circular a água do circuito para os radiadores ou piso radiante, a bomba é accionada por um termóstato de contacto e está ligada à rede eléctrica.
La bomba se puede conectar a la ida y al retorno ya que funcionara en los dos sitios, pero es muy recomendable ponerla al retorno con el fin de no castigarla innecesariamente con temperaturas tan altas como en la ida, y con esto alargar la vida útil de a bomba.
A válvula de retenção é utilizada para dar às tubagens da instalação um único sentido de fluxo, estas válvulas só permitem que o líquido passe num sentido.
Pelo que se a água tentar ir para o outro lado, esta válvula actuará como um corte e só vai deixar o líquido fluir em uma direção pré-determinada, essas válvulas possuem uma seta indicando a direção da posição.
Trata-se de um termóstato que normalmente se instala no caudal de aquecimento, para detectar a temperatura da água que sai da caldeira, estes termóstatos têm uma regulação e uma vez atingida a temperatura pretendida.
faz funcionar a bomba de circulação e envia água quente ao circuito do radiador ou piso radiante.
Este tipo de termostato é o mais comum, embora existam também aqueles com sonda ou imersão, que ficam em contato direto com o líquido e não com o tubo.
O interruptor de fluxo, interruptor de fluxo ou detector de fluxo.
Esta é instalada na entrada de água fria e tem como função dar prioridade à água quente sanitária, ou seja, quando a água passa por ela, pára automaticamente a bomba de aquecimento se for inverno e dá prioridade à procura de água quente sanitária agua.
Este quadro permite-nos controlar a instalação, controlar 2 bombas através de 2 sondas e poder ter todo o controlo da instalação e dos seus sistemas de segurança num ecrã externo.
Este permutador ajuda-nos a poder separar dois equipamentos de aquecimento ou caldeiras numa instalação, o equipamento 1 aquece a instalação e através deste permutador transfere calor para o equipamento 2.
com isso podemos trabalhar com 2 máquinas independentes, mas com a segurança de não adicionar os poderes da equipe 1 e 2.
Este permutador tem a mesma finalidade que o anterior, mas com a característica adicional de também ter 2 tomadas para produzir água quente sanitária, com isso podemos oferecer quase todas as opções na instalação.
Como você verá nos diagramas, existem mais acessórios como cotovelos, válvulas de corte e alguns termômetros ou manômetros, mas esses são os principais acessórios para a instalação desse tipo de dispositivo.
Pois os outros acessórios dependerão de cada casa , e em alguns será necessário e em outros não.
Nesta nova seção veremos uma das opções mais interessantes para nossos clientes, pois muitos deles já possuem uma caldeira a gás ou diesel instalada e desejam instalar outra máquina de lenha.
Neste caso, fizemos diferentes esquemas de instalação por meio de um bypass, isso é feito com um trocador de placas que separa a instalação de ambas as máquinas, e com elas evita problemas se as potências de ambas forem adicionadas.
Este tipo de bypass permite-nos muitas opções, como gerar água quente sanitária, ou combinar piso radiante com radiadores, mas fizemos os esquemas que os nossos clientes mais nos pedem nas suas instalações.
Vamos ver as diferentes opções, primeiro sem a produção de água quente sanitária, apenas para aquecimento de radiadores ou piso radiante.
Vamos começar com a combinação de uma caldeira a gás e uma salamandra a lenha, separando ambos os circuitos por meio de um permutador de placas, e com todos os sistemas de segurança da instalação.
Este sistema permite-nos utilizar uma máquina ou outra dependendo das nossas necessidades, realizar a instalação de forma simples e respeitar que nenhuma potência seja adicionada à nossa instalação.
Este mesmo sistema pode ser usado com uma chaminé inserível e uma caldeira a gás ou diesel, vemos o diagrama abaixo.
Aqui vemos o exemplo da instalação de uma salamandra, ou hidro-fogão a lenha em paralelo com outra caldeira existente.
Neste caso, é uma caldeira a gás, mas o esquema pode ser exatamente o mesmo para uma caldeira a diesel.
Este sistema separa as duas instalações sem adicionar potências, abaixo veremos um vídeo de como funciona esse tipo de instalação.
Neste esquema, como no anterior, tudo é controlado pela unidade de controle, mas também pode ser feito por meio de termostatos de contato que acionam as bombas a uma determinada temperatura, nessas instalações existem infinitas possibilidades.
Embora não seja o caso, veremos também como instalar um hidro-recuperador combinado a pellets ou termoaquecedor ou como sistema de apoio a outra caldeira a gás ou gasóleo.
Este sistema permite-nos ter 2 caldeiras independentes e dependendo se queremos poder trabalhar com uma ou outra.
Isso também pode ser feito solicitando os itens vistos acima e podendo realizar sua instalação de maneira simples.
No caso visto anteriormente, vemos que não temos tantas peças no diagrama, isso porque os termoaquecedores a pellets ou hidrostoves já possuem muitos componentes incorporados, como a bomba, válvula de segurança ou vaso de expansão em seu interior.
Depois de ter visto as diferentes possibilidades de bypass, vamos ver as opções que nos permitem produzir água quente sanitária, vamos colocar diretamente os diagramas de uma salamandra e um insert.
Agora vamos ver outra variedade de instalação, veremos uma instalação como a anterior que separa 2 caldeiras em paralelo.
como uma para lenha e outra para diesel, por exemplo, mas agora com a diferença de que também teremos produção de água quente sanitária
Este diagrama mostra-nos a instalação de uma salamandra a lenha com caldeira a gás em paralelo, para além da produção de água quente sanitária.
Com este sistema teremos 2 caldeiras com dois combustíveis diferentes e produção de água quente no mesmo instalação.
os condensados têm a missão de que a água que retorna do circuito de aquecimento para a máquina o faça a uma determinada temperatura. Pois se houver uma grande diferença de temperatura entre a saída de água quente e o retorno de água fria, é gerada condensação na máquina.
Essas condensações causarão a geração de ferrugem no interior da máquina e, assim, reduzirão sua vida útil.
Esta válvula mistura a água de ida e de retorno, fazendo com que o retorno sempre venha a uma determinada temperatura, como 50 ou 55º. desta forma evitamos que ocorra a corrosão mencionada anteriormente. Vamos ver como esta válvula funciona com um desenho.
Vemos agora um desenho a cores onde veremos num inserto de madeira e numa salamandra como esta válvula é instalada.
Esta válvula deve estar próxima da máquina, caso contrário não será eficaz, se possível deve ser colocada a menos de 50 cm da saída de aquecimento.
Depois de ver atentamente todos os tipos de máquinas de lenha, tipos de instalações, peças e acessórios, vamos deixar-vos um magnífico vídeo da marca italiana NOVABOX, onde veremos este tipo de instalação de uma forma muito gráfica.
Eles oferecem todas as peças em uma caixa, mas isso pode ser feito de forma simples, pois nem todas as peças podem ir dentro da caixa, como a válvula anticondensação, já que ela tem que ficar perto da máquina, e esse tipo de caixa nem sempre o permite.
Lembre-se que esses tipos de diagramas são para fins informativos, pois cada instalação é diferente.
mas nós os preparamos para que você possa ter ideias e saber onde cada peça é colocada e para qual finalidade.
Estes tipos de instalações devem ser realizadas por pessoal autorizado e respeitar não só as normas em vigor.
mas também os manuais e recomendações de cada fabricante.